Mancha solar cresce e pode disparar radiação contra a Terra


 

Mancha solar duplicou de tamanho em 24 horas e está apontada à Terra

As manchas solares são áreas negras na superfície do Sol associadas a disparos intensos de radiação. Estas áreas são mais frescas do que outras partes da superfície, pois formam-se em zonas onde os campos magnéticos são mais fortes e evitam que o calor lá chegue. Quando estes campos se reorganizam por si mesmos, há uma explosão de luz e há emissão de radiação sob a forma de uma erupção. Um observatório da NASA registou leituras de que a mancha AR3038 duplicou de tamanho em apenas 24 horas. “Ontem, a mancha AR3038 era grande. Hoje é enorme. A mancha está a crescer rapidamente e duplicou de tamanho em 24 horas”, cita a Newsweek.


Apesar de ainda não ter sido emitido qualquer alerta oficial, há a possibilidade de esta mancha enviar uma erupção solar do tipo M-class em direção à Terra. Este é o segundo tipo mais forte destes fenómenos e pode chegar a interferir por breves minutos com aparelhos e comunicações na Terra, causando problemas aos setores marinhos e de aviação, por exemplo.

Mesmo uma erupção do tipo M9, o mais intenso desta classe, causa perdas de contacto via rádio por apenas dez minutos nas áreas afetadas em Terra.

O tipo mais raro, as X-class, é que podem causar apagões completos se chegarem à Terra e as perdas de comunicações podem durar horas. Nestas situações, aviões e navios deixam de poder usar sinais de navegação durante o apagão nas zonas afetadas. Este tipo, no entanto, acontece apenas uma vez a cada 11 anos, a duração média de um ciclo solar.

FONTE: