A catedral de Notre-Dame, em Paris, foi atingida por um incêndio em 2019. Recentemente, durante as obras de restauração da igreja, pesquisadores se depararam com diversas tumbas e um misterioso sarcófago feito de chumbo. Agora, os cientistas anunciaram que pretendem abri-lo.O sarcófago foi encontrado enterrado a 20 metros de profundidade, abaixo de uma camada do piso da igreja que data do século XVIII. Apesar disso, os pesquisadores acreditam que a peça seja muito mais antiga. A principal hipótese é que o caixão tenha sido usado no século XIV para sepultar alguém que ocupava um alto cargo na sociedade da época.
As primeiras investigações a respeito do sarcófago já começaram. Ao inserirem uma câmera em seu interior, as imagens revelaram partes do crânio, um travesseiro de folhas, fragmentos de tecidos e vários objetos. Com base nessa exploração inicial, acredita-se que o conteúdo do caixão está muito bem preservado.
Em um comunicado, o arqueólogo chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas(INRAP), Dominique Garcia, enfatizou que os ossos serão exumados “em conformidade” com os códigos civis franceses sobre restos humanos. Após a conclusão do exame, o corpo será devolvido “não como objeto arqueológico, mas como bem antropológico”, disse ele.
FONTE: https_history.uol.com.br