Um míssil atingiu uma estação de trem lotada no leste da Ucrânia que era um ponto de evacuação de civis, matando dezenas de pessoas, disseram autoridades ucranianas nesta sexta-feira.
As autoridades alertaram que esperavam evidências ainda piores de crimes de guerra em partes do país anteriormente ocupadas por tropas russas.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que milhares de pessoas estavam na estação de trem quando o míssil atingiu. O Ministério da Defesa russo negou ter como alvo a estação em Kramatorsk, uma cidade na região leste de Donetsk, mas Zelenskyy culpou a Rússia pelas mortes no que parecia ser uma área de espera ao ar livre.
O governador regional de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, disse mais tarde que 39 pessoas morreram e 87 ficaram feridas. O gabinete do procurador-geral da Ucrânia disse que cerca de 4.000 civis estavam dentro e ao redor da estação, a maioria mulheres e crianças atendendo aos pedidos para deixar a área antes da chegada das forças russas.
Depois de não tomar a capital da Ucrânia e se retirar do norte da Ucrânia, a Rússia mudou seu foco para Donbas, uma região industrial predominantemente de língua russa no leste da Ucrânia, onde rebeldes apoiados por Moscou combatem forças ucranianas há oito anos e controlam algumas áreas.
A estação de trem está localizada em território controlado pelo governo. Autoridades ucranianas alertaram os moradores nesta semana para partirem o mais rápido possível para partes mais seguras do país e disseram que eles e a Rússia concordaram em estabelecer várias rotas de evacuação no leste.
#Kramatorsk #KramatorskMassacre #noticias #UkraineRussiaWar
#PutinWarCrimes #PutinWarCriminal #UkraineUnderAttaсk
FONTE:
VIDEO: Reprodução/Redes Sociais