Elimine Travamentos do Windows em Segundos! Aprenda a Criar um Atalho no Menu de Contexto - Tutorial Rápido e Eficaz!

Como Eliminar Travamentos no Windows e Ativar um Atalho no Menu de Contexto

Como Eliminar Travamentos no Windows e Ativar um Atalho no Menu de Contexto

Os travamentos são um dos problemas mais frustrantes que os usuários do Windows podem enfrentar. Eles podem ocorrer por uma variedade de razões, desde conflitos de software até problemas de hardware. Felizmente, existem várias maneiras de lidar com esses travamentos, e uma delas é através do uso do Prompt de Comando (CMD) para criar um atalho no menu de contexto do Windows 11, permitindo uma maneira rápida e fácil de eliminar processos não responsivos.

Eliminando Travamentos no Windows

Para eliminar travamentos no Windows, podemos usar o Gerenciador de Tarefas para encerrar processos não responsivos. No entanto, podemos facilitar ainda mais esse processo criando um atalho no menu de contexto do desktop. Vamos primeiro entender como isso pode ser feito usando o CMD.

Ativando um Atalho no Menu de Contexto do Windows 11

O CMD (Prompt de Comando) é uma ferramenta poderosa que nos permite executar comandos diretamente no sistema operacional. Para criar um atalho no menu de contexto do Windows 11, podemos usar o Registro do Windows para adicionar as chaves necessárias. Aqui estão os códigos para fazer isso:

REG ADD "HKEY_CLASSES_ROOT\DesktopBackground\Shell\KillNRTasks" /v "icon" /d "taskmgr.exe,-30651" /f

REG ADD "HKEY_CLASSES_ROOT\DesktopBackground\Shell\KillNRTasks" /v "MUIverb" /d "Eliminar Travamento" /f

REG ADD "HKEY_CLASSES_ROOT\DesktopBackground\Shell\KillNRTasks" /v "Position" /d "Top" /f

REG ADD "HKEY_CLASSES_ROOT\DesktopBackground\Shell\KillNRTasks\command" /d "CMD.exe /C taskkill.exe /f /fi \"status eq Not Responding\" & Pause" /f

Esses comandos adicionam as chaves necessárias ao Registro do Windows para criar o atalho no menu de contexto.

Explicação dos Comandos Utilizados

  • REG ADD: Este comando é usado para adicionar uma nova subchave ou entrada de valor no Registro.
  • HKEY_CLASSES_ROOT\DesktopBackground\Shell\KillNRTasks: Este é o caminho no Registro onde estamos adicionando as chaves para criar o atalho.
  • /v: Especifica o nome do valor que estamos adicionando.
  • /d: Especifica os dados a serem atribuídos ao valor.
  • /f: Força a sobregravação sem prompt.
  • "icon" /d "taskmgr.exe,-30651": Define o ícone para o atalho como o ícone do Gerenciador de Tarefas.
  • "MUIverb" /d "Eliminar Travamento": Define o texto do atalho como "Eliminar Travamento".
  • "Position" /d "Top": Define a posição do atalho no menu de contexto como superior.
  • "command" /d "CMD.exe /C taskkill.exe /f /fi \"status eq Not Responding\" & Pause": Define o comando a ser executado quando o atalho for clicado, que neste caso é para encerrar processos não responsivos.

Conclusão

Neste artigo, exploramos como eliminar travamentos no Windows e como criar um atalho no menu de contexto do Windows 11 para facilitar esse processo. Usando o CMD e algumas entradas no Registro do Windows, pudemos adicionar um atalho que permite encerrar processos não responsivos com apenas alguns cliques.

Lidar com travamentos pode ser frustrante, mas com as ferramentas certas e um pouco de conhecimento, podemos tornar esse processo mais fácil e rápido. Experimente os comandos fornecidos e veja como eles podem melhorar sua experiência com o Windows 11.

Palavras-chave: travamentos, Windows, CMD, atalho, menu de contexto, Registro do Windows, Prompt de Comando, Gerenciador de Tarefas