Elimine Apps Indesejados de Uma Vez por Todas! 🔥 Dicas Infalíveis!

Desmistificando os Bloatwares no Windows: Como Remover Aplicativos Indesejados

Desmistificando os Bloatwares no Windows: Como Remover Aplicativos Indesejados

Se você já usou um computador com Windows, é provável que tenha notado a presença de diversos aplicativos pré-instalados que você nunca usou e provavelmente nunca usará. Esses aplicativos, conhecidos como "bloatwares", ocupam espaço em disco, consomem recursos do sistema e, muitas vezes, são considerados desnecessários pelos usuários. Neste artigo, vamos explorar o que são os bloatwares do Windows, por que eles são problemáticos e como removê-los.

O Que São Bloatwares?

Bloatwares são aplicativos pré-instalados em dispositivos que não são essenciais para o funcionamento do sistema operacional. Eles são frequentemente adicionados pelos fabricantes de computadores como parte de um acordo com desenvolvedores de software, muitas vezes com o objetivo de gerar receita adicional por meio de parcerias ou publicidade embutida nos aplicativos.

Por Que Bloatwares São Problemáticos?

Há várias razões pelas quais os bloatwares são considerados problemáticos:

  1. Espaço em Disco: Os bloatwares ocupam espaço significativo em disco, o que pode ser um problema em dispositivos com armazenamento limitado, como laptops e tablets.
  2. Recursos do Sistema: Mesmo quando não estão em uso, os bloatwares podem consumir recursos do sistema, como memória RAM e poder de processamento, o que pode resultar em um desempenho geral mais lento.
  3. Privacidade e Segurança: Alguns bloatwares podem coletar dados dos usuários para fins de marketing ou publicidade direcionada, levantando preocupações com privacidade e segurança.
  4. Experiência do Usuário: A presença de bloatwares desnecessários pode prejudicar a experiência do usuário, enchendo o menu Iniciar ou a Barra de Tarefas com ícones indesejados e potencialmente confusos.

Removendo Bloatwares do Windows

Felizmente, é possível remover muitos bloatwares do Windows, incluindo aqueles que são pré-instalados pelo fabricante do dispositivo. Uma maneira de fazer isso é usando o Windows Package Manager (winget), uma ferramenta de linha de comando que permite instalar, atualizar e desinstalar aplicativos de forma rápida e fácil.

Aqui está uma lista de alguns bloatwares comuns do Windows e os comandos winget correspondentes para removê-los:

Winget uninstall Microsoft.OutlookForWindows_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.XboxGamingOverlay_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall MicrosoftCorporationII.QuickAssist_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.ZuneVideo_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.ScreenSketch_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.People_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.GetHelp_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.GamingApp_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.BingWeather_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.BingNews_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.549981C3F5F10_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Clipchamp.Clipchamp_yxz26nhyzhsrt; Winget uninstall Microsoft.Windows.Photos_8wekyb3d8bbwe; Winget uninstall Microsoft.WindowsAlarms_8wekyb3d8bbwe; winget uninstall microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe; winget uninstall microsoft.WindowsMaps_8wekyb3d8bbwe; winget uninstall 0microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe; winget uninstall Microsoft.MicrosoftOfficeHub_8wekyb3d8bbwe; winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe; winget uninstall Microsoft.MicrosoftStickyNotes_8wekyb3d8bbwe

Para remover um aplicativo específico, basta copiar e colar o comando correspondente em um prompt de comando do Windows (CMD) e pressionar Enter.

Analise o que vai ser desisntalado e se for de sua preferencia retire o conteudo da lista acima:

  • Outlook para Windows: Winget uninstall Microsoft.OutlookForWindows_8wekyb3d8bbwe
  • Power Automate: Winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe
  • Hub de Comentários: Winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe
  • Gravador de Som: Winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe
  • Game Bar: Winget uninstall Microsoft.XboxGamingOverlay_8wekyb3d8bbwe
  • Assistência Rápida: Winget uninstall MicrosoftCorporationII.QuickAssist_8wekyb3d8bbwe
  • Dicas da Microsoft: Winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe
  • Vincular ao Celular: Winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe
  • Camera: Winget uninstall WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe
  • Filmes e TV: Winget uninstall Microsoft.ZuneVideo_8wekyb3d8bbwe
  • Microsoft To Do: Winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe
  • Ferramenta de Captura: Winget uninstall Microsoft.ScreenSketch_8wekyb3d8bbwe
  • Pessoas Microsoft: Winget uninstall Microsoft.People_8wekyb3d8bbwe
  • Obter Ajuda: Winget uninstall Microsoft.GetHelp_8wekyb3d8bbwe
  • Xbox: Winget uninstall Microsoft.GamingApp_8wekyb3d8bbwe
  • MSN Clima: Winget uninstall Microsoft.BingWeather_8wekyb3d8bbwe
  • Notícias: Winget uninstall Microsoft.BingNews_8wekyb3d8bbwe
  • Cortana: Winget uninstall Microsoft.549981C3F5F10_8wekyb3d8bbwe
  • Microsoft Clipchamp: Winget uninstall Clipchamp.Clipchamp_yxz26nhyzhsrt
  • Fotos Microsoft: Winget uninstall Microsoft.Windows.Photos_8wekyb3d8bbwe
  • Relógio do Windows: Winget uninstall Microsoft.WindowsAlarms_8wekyb3d8bbwe
  • Email e Calendário: Winget uninstall microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe
  • Mapas do Windows: Winget uninstall Microsoft.WindowsMaps_8wekyb3d8bbwe
  • Microsoft 365 (Office): Winget uninstall Microsoft.MicrosoftOfficeHub_8wekyb3d8bbwe
  • Reprodutor Multimídia do Windows: Winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe
  • Calculadora: Winget uninstall Microsoft.WindowsCalculator_8wekyb3d8bbwe
  • Notas autoadesivas Microsoft: Winget uninstall Microsoft.MicrosoftStickyNotes_8wekyb3d8bbwe

Conclusão

Os bloatwares podem ser uma fonte de frustração para muitos usuários do Windows, ocupando espaço valioso em disco, consumindo recursos do sistema e prejudicando a experiência do usuário. Felizmente, com ferramentas como o Windows Package Manager, é possível remover muitos desses aplicativos indesejados de forma rápida e fácil. Ao fazer isso, os usuários podem personalizar seus sistemas e garantir que apenas os aplicativos que realmente desejam e precisam estejam instalados.

Remover Bloatwares, Windows Package Manager, Desinstalar Aplicativos, Espaço em Disco, Recursos do Sistema, Privacidade e Segurança, Experiência do Usuário, Windows, Bloatwares no Windows