Guia Completo de Otimização e Solução de Problemas

Chris Titus Tech's Windows Utility: Uma Ferramenta Abrangente para Otimização e Manutenção do Windows

Chris Titus Tech's Windows Utility: Uma Ferramenta Abrangente para Otimização e Manutenção do Windows

O Chris Titus Tech's Windows Utility é uma ferramenta abrangente desenvolvida por Chris Titus, que compila uma série de tarefas comuns realizadas em sistemas Windows. Ela foi projetada para simplificar instalações, otimizar o sistema, solucionar problemas de configuração e corrigir problemas relacionados às atualizações do Windows. Este artigo explora em detalhes as funcionalidades, o uso, as automações disponíveis, problemas comuns e como contribuir para este projeto.

Instalação e Uso

A utilização do Winutil requer privilégios de administrador devido às modificações que realiza no sistema. Existem diversas formas de executar o utilitário em modo administrador:

Método do Clique com o Botão Direito:

  1. Clique com o botão direito no menu Iniciar.
  2. Escolha "PowerShell Como Administrador" (para Windows 10) ou "Windows Terminal Como Administrador" (para Windows 11).

Método de Pesquisa e Execução:

  1. Pressione a tecla Windows.
  2. Digite "PowerShell" ou "Terminal" (para Windows 11).
  3. Pressione Ctrl + Shift + Enter para iniciar com privilégios de administrador.

Comando de Lançamento

iwr -useb https://christitus.com/win | iex
irm https://christitus.com/win | iex

Cortesia da questão levantada em: #144

Se, por algum motivo, este site não estiver acessível em seu país, tente executá-lo diretamente no GitHub:

irm https://raw.githubusercontent.com/ChrisTitusTech/winutil/main/winutil.ps1 | iex

Automação

Algumas funcionalidades estão disponíveis por meio da automação, o que permite que você salve seu arquivo de configuração, passe-o para o Winutil e volte para um sistema pronto após a configuração. Aqui está como configurar a automação com o Winutil >24.01.15:

  1. Na aba "Install", clique em "Get Installed" para obter todos os aplicativos instalados no sistema suportados pelo Winutil.
  2. Clique na engrenagem de configurações no canto superior direito e escolha Export, selecione o arquivo e localização para exportar o arquivo de configuração.
  3. Copie este arquivo para um USB ou outro local acessível após a instalação do Windows.
  4. Use a aba Microwin para criar uma imagem personalizada do Windows.
  5. Instale a imagem do Windows.
  6. No novo Windows, abra o PowerShell no modo administrador e execute o comando para aplicar automaticamente as configurações e instalar aplicativos a partir do arquivo de configuração:
irm https://christitus.com/win -Config [caminho-para-seu-arquivo-de-configuração] -Run | iex

Aproveite uma xícara de café! Volte quando estiver pronto.

Problemas Comuns e Soluções

  • Se você não conseguir acessar christitus.com/win e estiver recebendo erros ao executar a ferramenta, pode ser devido ao bloqueio do domínio de conteúdo do GitHub na Índia. Você pode usar uma VPN ou alterar seu provedor de DNS para Google/Cloudflare/etc.
  • O Windows Security (anteriormente Defender) e outros softwares antivírus podem bloquear o script devido à necessidade de privilégios de administrador e às alterações drásticas no sistema.
  • Se você estiver tendo problemas com TLS 1.2 ou para acessar christitus.com/win, execute o seguinte comando:
[Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol=[Net.SecurityProtocolType]::Tls12;iex(New-Object Net.WebClient).DownloadString('https://raw.githubusercontent.com/ChrisTitusTech/winutil/main/winutil.ps1')
  • Se ainda estiver enfrentando problemas, tente mudar seu provedor de DNS para 1.1.1.1 || 1.0.0.1 ou 8.8.8.8 || 8.8.4.4.
  • Suporte e Contribuições

    Para apoiar moral e mentalmente o projeto, certifique-se de deixar uma ⭐️ no repositório do GitHub.

    Para relatar problemas ou contribuir com código, utilize a aba "Issues" no repositório do GitHub. Certifique-se de fornecer detalhes específicos sobre o problema ou a contribuição para facilitar o processo de resolução ou aceitação.

    Para contribuir com código, siga as orientações fornecidas no repositório. Novo código deve ser enviado para o ramo de teste ("TEST BRANCH") e devidamente documentado.

    Conclusão

    O Chris Titus Tech's Windows Utility oferece uma ampla gama de funcionalidades para otimizar, manter e personalizar sistemas Windows. Desde a instalação simplificada de aplicativos até ajustes avançados de configuração, este utilitário visa facilitar a experiência do usuário e promover uma maior eficiência na gestão do sistema operacional Windows.

    Para mais informações, tutoriais em vídeo e artigos escritos, visite o site oficial do projeto.

    Ao contribuir e utilizar este utilitário, os usuários podem colaborar para seu aprimoramento contínuo e garantir que atenda às necessidades da comunidade de usuários do Windows.

    Nota: Ao utilizar ou contribuir com este projeto, é importante seguir as diretrizes fornecidas para garantir uma experiência consistente e de alta qualidade para todos os usuários.