O PÃO DE SANTO ANTÔNIO

 


Vamos conhecer a origem da história e por que não dizer da tradição do Pão de Santo Antônio pois Todos os dias 13 do mês de junho, o  dia de Santo Antônio, muitas igrejas costumam repartir pequenos pães bentos entre os fiéis. Mas você sabe como nasceu esta tradição? 

 

Vamos conhecer as várias Vertentes nas quais deram origem então ao pão de Santo Antônio, pão este que a gente recebe todo dia 13 de junho no dia do Santo.  Muitas são as histórias que remontam para essa tradição e uma delas começa assim:


Certo dia, Tomazinho (um lindo bebê de 20 meses) estava brincando sozinho em sua casa. Quando a mãe dele foi chamá-lo, encontrou-0 sem vida, afogado em uma vasilha com água. Desesperada, ela invocou a ajuda de Santo Antônio. Na oração realizada ao santo, fez uma promessa: se conseguisse a graça de ter seu filho vivo novamente, ela daria aos pobres a quantidade de pão proporcional ao peso do bebê. O menino “acordou” milagrosamente e deu vida à tradição. 

Contudo existe uma outra versão desta história que diz que o pão originou aí na Festa de Santo Antônio de uma outra maneira o relato começa assim:

 “Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, pois quando, na hora da refeição, percebeu que os frades e o pessoal do convento não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”. Na verdade os pães não foram roubados na verdade foi Antônio que comovido com a pobreza e a fome da população pegou os pães do cesto e distribuiu aos pobres sem contar para o padeiro. Atônito chamou o Frade padeiro, para tentar contar ao companheiro o ocorrido. Antônio mandou que ele verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou então ao lugar em que costumeiramente guardava os pães e correndo de volta depois da verificação viu que os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.

Tirando essas 2 versões nas quais a gente já ouviu aqui no canal fora do ar existe uma terceira e essa narra o seguinte:

 Bem lá atrás no passado no século XIX, uma comerciante da cidade Toulon, na França, vê a chave do seu estabelecimento partir-se na fechadura. Depois de inúmeras tentativas frustradas para abrir a porta e antes de ter de arrombar, a mulher promete a Santo António distribuir pão pelos mais necessitados, caso conseguisse abrir a porta sem a forçar. Então, numa última tentativa introduz de novo uma chave na fechadura, com a outra partida no seu interior, e a porta abre-se com a maior facilidade. A mulher cumpre a sua promessa, e a loja torna-se um centro extraordinário de distribuição de pão aos necessitados.

Pois bem por aqui conhecemos 3 versões nos quais poderiam dar origem na verdadeira história e verdadeira tradição da distribuição dos pães de Santo Antônio. Se realmente tudo começou com essas 3 histórias não sabemos de fato. o que importa é que a tradição persiste e na data de hoje dia do Santo os pães continuam a ser bentos e distribuídos em suas igrejas.