Alguns anos depois de ser criado, o canal de compartilhamento de vídeos alcançou o Facebook em números de usuários, chegando a mais de dois bilhões de usuários, o equivalente a 1/3 da internet!
Quando olhamos para as categorias mais vistas no YouTube podemos descobrir muito sobre como a plataforma pode ser aproveitada comercialmente. Vamos dar uma olhada?
1. Review de produtos
Segundo o site MediaKix, a categoria de reviews de produtos é a mais popular no YouTube. As reviews são utilizadas por influenciadores digitais que conferem e opinam sobre produtos e serviços abertamente.
O que motiva isso é principalmente o fato de as pessoas confiaram nas informações repassadas pelo YouTube: segundo o Think With Google, cerca de 66% dos consumidores assistem a reviews dos produtos antes de decidir fazer uma compra.
Como já vimos, não é novidade que influenciadores digitais façam parte de estratégias de divulgação de produtos. É cada vez mais comum que marcas trabalhem em conjunto com influencers, enviando produtos e novidades para que elas divulgam em seus canais.
2. Vídeos de “como fazer”
Vídeos de tutoriais, explicando como fazer artesanato, pequenos apetrechos e até tarefas do dia a dia – como maquiagem, por exemplo – são a segunda categoria mais visualizada no Youtube. Segundo a Think With Google, ano após ano, pesquisas de tutoriais crescem na plataforma.
Para as empresas, esse tipo de vídeo pode ser aproveitado de maneiras mais específicas, de acordo com o que a marca faz. Os vídeos podem ensinar a utilizar certos produtos, dar dicas de como utilizá-los, ou até ensinar determinadas coisas.
3. Vlogs
Nos últimos anos, o YouTube também ajudou a fazer nascer uma nova categoria de vídeos: os vlogs. Hoje, essa categoria que cresceu tanto graças a maior plataforma de vídeos do mundo é a terceira mais popular.
Aqui, se destacam aqueles canais de atualizações quase diárias, que atraem espectadores que querem ouvir falar sobre diversos assuntos.
4. Videogames
Pode-se dizer que o YouTube é a principal rede para os gamers. Os vídeos que mostram pessoas testando e jogando os novos games – chamados de “gameplay” – e fazendo reviews sobre os jogos são a quarta categoria mais famosa do YouTube.
Esse tipo de conteúdo é muito bem-vindo para os jogadores que costumam sempre pesquisar antes de comprar um novo jogo.
Essa é uma informação muito útil para empresas que trabalham tanto com a venda de eletrônicos, como consoles de videogame, e com a venda de jogos.
Fazer reviews e gameplays de novos jogos que chegam nas lojas, por exemplo, é ótimo para atrair atenção para o comércio.
Outras categorias famosas
Entre as dez categorias com mais acessos no Facebook, a pesquisa da MediaKix ainda traz outras que podem ser utilizadas pelas marcas e empresas e diversos ramos.
Em sexto lugar, por exemplo, aparecem os vídeos de maquiagem que mostram exclusivamente pessoas se maquiando com intuito de instruir as outras.
Para empresas de cosméticos ou marcas de produtos de beleza, esse tipo de conteúdo tem potencial para movimentar um canal no Youtube voltado a dicas de como utilizar os produtos da empresa, por exemplo.
Já em nono lugar aparecem os vídeos educacionais. Nesse caso, as escolas de idiomas, por exemplo, podem criar vídeos tutoriais para instruir seus alunos a várias questões das línguas ensinadas na escola – pronúncia, gramática, vocabulário, etc. Portanto, escolas também conseguem ter um nicho muito movimentado no YouTube para criar conteúdos diversos.
YouTubers famosos que apostam na educação são investidores que despontaram nos últimos anos como grandes educadores financeiros. Descubra!
Por quê e como ter um canal no Youtube
Já falamos aqui no blog da Projetual sobre as vantagens de criar um canal no Youtube para sua empresa. Além de trazer mais maneiras de divulgar seus produtos, ter um canal também traz autoridade para sua empresa, mostrando que você procura levar informações sobre o seu setor.
Além disso, o canal é mais uma forma de manter contato com seu cliente e fidelizar seu público. Quem gosta de seus produtos e procura sua marca, vai querer saber o que você tem a dizer. O formato do vídeo é ótima para trazer informações mais completas, já que quem procura esse tipo de conteúdo não está procurando informações rasas.