Descoberta assustadora em Marte parece uma porta alienĂ­gena

 


Descoberta assustadora em Marte parece uma


SITE DA FOTO EM ALTA RESOLUĂ‡ĂƒO

Um dos snaps mais recentes do rover Curiosity em Marte revelou uma caracterĂ­stica bastante interessante nas rochas: o que parece ser uma porta perfeitamente esculpida aninhada na paisagem marciana.

 

A porta doppelgänger Ă© tĂ£o estranhamente convincente que estamos quase tentados a começar a acreditar que leva a um pequeno esconderijo para marcianos, ou talvez um portal para outro Universo inteiramente. TambĂ©m estamos recebendo vibrações de "tĂºnel para o centro do planeta" a partir disso.

No mĂ­nimo, a imagem e a caracterĂ­stica geolĂ³gica capturada parecem ser suficientes para inspirar um filme de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica ou dois.

No entanto, as pessoas muito mais sensatas do Reddit apontaram para esta provĂ¡vel fratura de tesoura: o resultado de algum tipo de tensĂ£o na rocha quebrando parte dela, talvez dada uma mĂ£o amiga por um marsquake ou dois.

Na verdade, o maior temblor registrado no planeta vermelho atĂ© agora aconteceu em 4 de maio deste ano, e os cientistas ainda estĂ£o trabalhando para identificar onde exatamente aconteceu e o que o causou.


AlĂ©m disso, enquanto a formaĂ§Ă£o rochosa de porta pode parecer ser em tamanho real em nossa imaginaĂ§Ă£o, Ă© possĂ­vel que a cavidade vista tenha apenas alguns centĂ­metros ou centĂ­metros de altura na vida real, embora seja difĂ­cil ter certeza da imagem.

 

VocĂª pode ver uma versĂ£o maior e colorida da imagem original aqui. A forma da porta Ă© atĂ© o topo da imagem composta, um pouco Ă  esquerda do centro.

A imagem foi tirada em um recurso geolĂ³gico conhecido como Greenheugh Pediment, pela Mast Camera a bordo da Curiosity, em 7 de maio de 2022.

Nos anos em que tivemos acesso a close-ups de Marte de landers e orbitadores, fomos tratados com algumas fotos verdadeiramente estranhas e maravilhosas do planeta vermelho: crateras cheias de gelo, estranhas formações rochosas em forma de chevron, montanhas ocas e muito mais.

Em termos de descobertas assustadoras no espaço que parecem se assemelhar a estruturas "alienĂ­genas", Ă© importante que nĂ£o nos empolguemos com o que as imagens granuladas Ă s vezes podem sugerir.

VocĂª deve se lembrar do estranho objeto em forma de cubo visto na Lua pelo rover ChinĂªs Yutu 2 no ano passado. ApĂ³s uma investigaĂ§Ă£o mais aprofundada, verifica-se que a "cabana alienĂ­gena" era simplesmente outra rocha – com truques de luz e perspectiva dando-lhe sua forma cuboide.

Da mesma forma, suspeitamos que essa porta misteriosa terĂ¡ uma explicaĂ§Ă£o que Ă© tĂ£o comum quanto... mas estamos nos divertindo especulando enquanto isso.