Ciclone extratropical atinge Santa Catarina


 As fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina por causa de um ciclone extratropical continuam a trazer transtornos, deslizamentos, alagamentos e causaram pelo menos duas mortes até a tarde desta quarta-feira (4). Autoridades monitoram o nível do rio Blumenau, que subiu mais de 9 metros até as 20h desta quarta-feira (4). Até o momento, 26 municípios enfrentam problemas decorrentes das chuvas, que já afetam 10 mil pessoas.


Os óbitos confirmados no estado ocorreram na cidade de São Joaquim, onde dois homens foram encontrados mortosterça-feira (3).

Equipes do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros foram acionadas na tarde desta quarta em Florianópolis para buscar um veículo que caiu no canal da Barra da Lagoa com quatro ocupantes.

Também na capital catarinense, a comunidade José Mendes foi atingida por um deslizamento de terra, deixando famílias desabrigadas.

Até as 18h, não havia qualquer informação sobre o andamento das buscas na região.

No município de Praia Grande, no extremo-sul catarinense, um surfista profissional aproveitou a correnteza do Rio Mampituba para "pegar ondas" em um vídeo que também foi compartilhado milhares de vezes.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, que fica no extremo-sul catarinense, o vídeo foi feito nesta terça-feira (3) nas imediações da Estrada Rio Canoas.

O homem que surfou nas águas do rio era um profissional da cidade de Torres (RS). Ele entrou e saiu do rio em segurança e já tinha feito atos semelhantes em outros momentos de correnteza, mas, nas outras ocasiões, usava equipamentos de proteção.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, mais de 200 ocorrências relacionadas à chuva foram registradas até a manhã desta quarta.

As regiões mais atingidas até o momento são Tubarão, no litoral, e Rio do Sul, no Alto Vale catarinense. As cidades de Canoinhas, Xanxerê, Taió e Ituporanga também estão em monitoramento.

Em Tubarão, onde quase 100 milímetros de precipitações foram registrados em 24 horas, a prefeitura determinou o fechamento do comércio às 12h por questões de segurança. De acordo com o governo de Santa Catarina, o nível do rio Tubarão ficou 6,4 metros acima da normalidade.

No bairro Bom Pastor, que fica na cidade, famílias precisaram ser resgatadas de bote pelo Corpo de Bombeiros após terem casas atingidas por inundações.

A Defesa Civil de Blumenau está em estado de alerta desde o início da manhã desta quarta por causa da possibilidade do aumento do nível do rio Itajaí-Açu, que corta a cidade.

A previsão era de que às 14h desta quarta-feira, a água das chuvas que atingiram a região do Alto Vale do Itajaí aumentasse o nível do rio, que poderia chegar a 8 metros e 50 centímetros. Neste horário, porém, o nível do rio era de 7,9 metros.

Às 17h do mesmo dia, o nível do rio era de 8,54m. Às 20h, o rio chegou a 9,18 metros. "Não ouça as fake news. Nos ajude a informar a cidade", pediu o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt. "Nível do Rio Blumenau" chegou a ser um dos assuntos mais buscados do dia na região.

Alguns pontos de alagamento foram registrados na cidade. Segundo a prefeitura, 16 deslizamentos foram registrados até as 17h desta quarta e as regiões de Vila Itoupava e Fortaleza estão em estado de atenção alto. O solo está encharcado e há possibilidade de deslizamento em áreas de risco.

Em Pedras Grandes, a Defesa Civil precisou interditar uma ponte após transbordamento de um rio na cidade, na comunidade de Pedrinhas, no sul do estado. Em Herval D'Oeste, as chuvas provocaram um deslizamento de terra que provocou a interdição de três residências.

Em uma delas, a força do volume de terra que desceu das encostas quebrou paredes e invadiu um cômodo, deixando 12 pessoas desabrigadas.

Em Braço do Norte, duas professoras e quatro crianças de uma creche tiveram que ser resgatadas após a água alagar completamente uma rua.

Outras cidades da região sul do Estado, como Criciúma e Morro da Fumaça, registraram alagamentos e deslizamentos de terra. Uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em Bom Pastor teve que suspender atividades.

Com fortes precipitações esperadas ainda esta semana, o Governo de Santa Catarina recomenda que a população, em caso de emergência, priorize a comunicação por meio dos números 199 ou 193.