A SUPOSTA PROFECIA DA BEATA ANNA M. TAIGI
Um dos textos mais bem documentados sobre essa mulher de Deus, mãe de sete filhos, é a Vida da Bem-Aventurada Anna Maria Taigi, do padre Edward Healy Thompson. O livro é fruto de um empenho sério do padre Thompson, mas a verdade é que foi produzido não por meio de escritos da beata ou de testemunho de primeira mão, mas sim do que o autor reuniu de diferentes testemunhas que considerou confiáveis.
Note o que está dito no prefácio do livro:
“Com alguma dificuldade, pessoalmente averiguamos o que podia ou não podia ser confiadamente apresentado como afirmação genuína de Anna Maria, fazendo a correta distinção. Predições que parecem ser atribuídas à própria Anna Maria foram inseridas no texto”.
Predições que PARECEM ser atribuídas à própria Anna Maria... Ou seja, o nível de confiabilidade não é de 100%.
A IMENSA LISTA DE PROVIDÊNCIAS DA "MÍSTICA" MARIE-JULIE JAHENNY
Mas a preocupação doentia começa mesmo quando um fiel resolve dar crédito à imensa lista de orientações para sobreviver aos três dias de trevas, que teriam sido reveladas por Deus a uma suposta mística chamada Marie-Julie Jahenny... Que não foi beatificada, nem nada!
Engolir pedaço de papel com certa oração, a cera da vela tem que ser 100% pura (isso já tá cheirando a magia!), colocar no pescoço a medalha de São Bento, fazer orações especiais, rituais de devoção para evitar cada uma das calamidades dos três dias de trevas, remédios naturais e sobrenaturais etc., etc., etc...
Eu não consegui checar se a mística realmente disse essas coisas, mas parece-me que instruções tão importantes e detalhadas para os cristãos deveriam ter sido confiadas por Deus aos hagiógrafos da Bíblia, ou ao menos serem confirmadas e amplamente divulgadas pelo Sagrado Magistério. A Igreja, afinal, é a Mãe e Mestra, luz e guia dos católicos!
Se, por via das dúvidas, você quiser providenciar umas velas bentas para guardar em casa, ok. Mas, na boa: tome cuidado para não focar demais nisso, nem ficar neurótico.
UM DIA DE TREVAS NAS ESCRITURAS
De fato, nas Escrituras, há numerosas referências a um dia (não três) de grande escuridão e de terrível aflição antecedendo o Fim dos Tempos e vinda gloriosa de Cristo:
- Isaías 5,30
- Joel 2,1 e 3,4
- Mateus 24,29
- Apocalipse 6,12
Digamos que seja uma escuridão literal – e não o obscurecimento do cristianismo na sociedade –, quem estará bem preparado para viver esse terrível dia de trevas? Quem estiver em ESTADO DE GRAÇA. O resto, é pura superstição e materialismo.
Vamos tratar de gastar nosso tempo e energia em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Vamos lutar para nos libertar de nossos pecados, rezar sempre mais e expressar a fé por meio de ações de perdão e de caridade. O resto é fantasia perniciosa, que nos distrai do empenho diário com a nossa santificação pessoal.
FONTE: