Dica: confira 8 navegadores de internet


Velocidade, segurança, acessibilidade. Dos famosos aos alternativos, selecionamos oito navegadores da web para você escolher. Eles não estão organizados por ordem de importância ou preferência; baixe, tire suas próprias conclusões e depois mande sua opinião para nós. 




O Chrome é o navegador mais popular do Brasil. Destacando-se pela rapidez e facilidade de utilização, o aplicativo permite a sincronização de abas e favoritos em vários dispositivos.  Dá para baixar aplicativos, extensões e games em HTML 5 pela Chrome Web Store.

A nova versão do Mozilla conta com o aperfeiçoamento da ferramenta Sync, que conecta os Firefoxes do usuário e garante que senhas e dados salvos sejam reconhecidos de qualquer plataforma. Os plugins agora funcionam somente mediante autorização e o leitor de PDF foi integrado ao browser.

O Internet Explorer 11 promete aumentar a velocidade de abertura dos sites. Segundo a Microsoft, o navegador bloqueia e elimina 99% dos aplicativos que podem prejudicar o computador. Nesta versão, a limitação de número de abas abertas deixou de existir. Em caso de diversas páginas ao mesmo tempo, o IE pausa o carregamento daquelas que estão inativas.  São oferecidos ainda novos apps e plugins.

O navegador noruguês traz recursos para marcar páginas favoritas, organizar sua leitura na internet e manter fixas as abas de navegação consideradas importantes. O aplicativo permite que as páginas favoritas sejam afixadas na barra e consegue realizar buscas por meio de tags. Dá também para personalizar a tela com temas e planos de fundo.

Além de estar mais rápido e consumir menos energia, o Safari traz algumas novidades nesta edição. O botão “Links compartilhados” guarda um histórico de links de amigos das redes sociais e as páginas por eles compartilhadas. A opção de navegação privada garante que nenhum histórico seja salvo e é possível baixar uma lista de extensões e aprimorar a experiência.

O Maxthon Cloud Browser é uma mistura entre Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer. A diferença visual fica por conta da barra de ferramentas localizada à esquerda, em forma de coluna. O recurso “Apelido de URL” permite a criação de atalhos para as páginas favoritas e é possível armazenar dados na nuvem, com espaço de 10 GB oferecidos pela desenvolvedora.

Lili
O Lili é um navegador voltado para pessoas com dificuldades motoras nos membros superiores. Trabalhando com base nos comandos de voz dados pelo usuário, o software promete ajudar na inclusão digital de pessoas com deficiência e está totalmente em português.

Ideal para quem quer navegar com segurança, o Comodo Dragon é bastante parecido com o Chrome. Um leitor de certificados SSL analisa e reporta ao usuário o nível de confiabilidade da página. No modo DNS seguro, sites não confiáveis são automaticamente bloqueados. Esse browser é compatível com a Chrome Web Store, por isso dá para baixar dezenas de temas e apps.