Twitter testa novo design inspirado no Facebook

Alguns usuários do Twitter receberam uma surpresa quando abriram seu perfil na rede social e descobriram que a página havia sido completamente redesenhada, com inspiração clara no modelo de perfil dos rivais Facebook e o Google+.A empresa está realizando alguns testes, com poucos usuários, para avaliar a aceitação da nova interface. Um dos selecionados foi Matt Petronzio, editor do Mashable, que divulgou o novo layout em seu site.





É possível notar a diferença claramente, com uma imagem de capa bem grande e a foto de capa e bio do perfil deslocadas para a esquerda. Abaixo da foto de capa, agora há uma nova categoria de contagem de fotos e vídeos. Aliás, as imagens parecem ter ganhado um peso maior no feed.


Segundo o Mashable, aqueles que receberam o novo perfil também podem visualizar as páginas de outras pessoas com o novo desenho, também, mesmo que elas não tenham sido selecionadas para o teste.


É comum que o Twitter (e todos os outros grandes sites) testem novos recursos com alguns poucos usuários antes de liberá-los para todos. Isso significa que, dependendo dos resultados, é possível que o grande público nunca receba a atualização, mas é muito pouco provável. 


O Twitter recentemente havia liberado uma leve atualização de sua interface para desktops, com o intuito de aproximar a experiência do que é possível conferir no mobile.


Curiosamente, a atualização ajudaria a reduzir ainda mais a diferença entre o Facebook e o Twitter. Nos últimos meses, a rede social de Mark Zuckerberg aos poucos foi absorvendo características do concorrente, como as hashtags e os Trending Topics (que ainda não chegaram ao público brasileiro).