Tempestade de meteoros na madrugada do dia 31 de maio 2022

 


É possível haver uma breve mas intensa exibição de meteoros, graças a um cometa que se fragmentou em 1995 e, aparentemente, ainda está se decompondo. Isso pode acontecer, à medida que a Terra passa por um fluxo particularmente denso de partículas geladas que o cometa 73P/Schwassmann-Wachmann deixou para trás nos anos de 1995, 1897 e 1892.

Se isso acontecer, veremos um verdadeiro espetáculo de meteoros no céu: a chuva de meteoros Tau Herculids. De acordo com as previsões, deve haver dois surtos de meteoros na madrugada do dia 31, um em torno das 0h10 (horário de Brasília) e o maior, em torno das 2h15 (horário de Brasília). 

“Como é a primeira vez que a Terra passará por essa trilha de detritos, ainda não existem estimativas de quantos meteoros por hora poderão ser observados, mas há a expectativa que possa ser a mais intensa chuva de meteoros dos últimos 20 anos”, disse o colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).