Aplicativo da Nokia muda a interface de smartphones Android


Na quinta-feira passada, a Nokia anunciou um aplicativo de personalização para mudar a interface de smartphones Android na versão 4.1 ou superior. Chamado Z Launcher, o app - que não vale para tablets - ainda está em fase de testes e pode ser acessado previamente neste site. O número de vagas, porém, é limitado.
Ao contrário do excesso de informações e ícones exibidos na tela inicial dos celulares, o aplicativo tem abordagem mais limpa e minimalista. Ele se baseia na frequência de utilização do usuário ao longo do dia para exibir páginas da web, aplicativos e tarefas.
Por exemplo, se uma pessoa costuma ligar todos os dias na parte da manhã para determinado contato, ele passa a ser sugerido na tela no horário aproximado das ligações. O mesmo acontece com aplicativos e sites. Os únicos itens fixos da tela são horário, data e próximos eventos planejados, que ficam na parte de cima do dispositivo.


O restante dos aplicativos pode ser pesquisado via Scribble, tecnologia que permite desenhar a letra inicial do que se procura na tela do smartphone. Com o recurso, também é possível buscar conteúdos na internet, contatos e arquivos salvos no celular.

Segundo a Nokia, o Z Launcher trabalha constantemente para aprender os hábitos do usuário a fim de tornar mais assertiva a oferta de aplicativos e chamadas. Assim, caso as preferências sejam alteradas, as sugestões também o serão.
Como fazer


O app não está disponível na Google Play, então é necessário ativar a instalação fora da loja. Esse procedimento pode ser realizado no menu de configurações dos dispositivos: (ao clicar no link citado no começo deste texto, vá em Download e instale. Em seguida, busque Configurações > Segurança e ativar a opção Fontes desconhecidas. Se quiser voltar ao laucher antigo, clique no botão engrenagem e vá em Redefinir o laucher padrão.