Avast! Browser Cleanup



avast! Browser Cleanup é um aplicativo para você fazer uma limpeza total nos seus navegadores, removendo barras indesejadas ou complementos. Com ele, você não precisa mais realizar uma série de procedimentos quando o seu browser acabar com algum elemento extra. O aplicativo pode ser utilizado tanto diretamente na máquina como de maneira “portátil”, sendo executado a partir de uma unidade de armazenamento externa. O programa é compatível com o Internet Explorer, o Mozilla Firefox e o Google Chrome.

Elementos extras

Muitas vezes, na hora de instalar um programa no computador, acabamos adicionando alguns itens extras. Isso é muito comum quando o aplicativo é baixado por meio de um instalador, pois você pode nem perceber a presença dos adicionais ao executar o procedimento de instalação na máquina. Infelizmente, alguns desses opcionais podem fazer uma bagunça nas suas configurações, especialmente com relação aos navegadores, o que pode ser particularmente difícil de arrumar. O avast! Browser Cleanup é um programa que serve para ajudá-lo a remover tais elementos, bem como gerenciar as suas extensões.

Adeus às barras


O programa opera a partir de uma única janela que se encontra dividida em abas para facilitar a localização das suas funções. Logo após você executar o aplicativo, ele faz a sua primeira análise, pesquisando barras ou outros elementos instalados nos seus navegadores (além de identificar as extensões adicionadas a eles).
Na primeira guia, você encontra um resumo do estado atual do seu computador. Ali, você pode ver uma lista dos objetos localizados nos navegadores (caso seja encontrado algum item na análise realizada). Da mesma forma, nessa aba é informado se existirem complementos que precisam ser tratados individualmente.Caso o programa identifique alguma barra de ferramentas instalada, você pode excluí-la clicando em “Remover”. A operação deve ser repetida para cada um dos itens que você queira retirar do browser. Então, para realizar a seleção dos complementos existentes nos seus navegadores, você pode acessar as abas seguintes.
As funções se aplicam para o Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. Ao entrar em qualquer uma das abas, você encontra uma lista com os complementos instalados e a classificação recebida em cada um deles. Aqui, há duas ações possíveis: desabilitar as extensões (pelo botão “Desabilitar” presente nos itens) ou restaurar as configurações do navegador.
A última alternativa restaura o browser para o seu padrão de fábrica, desinstalando todos os complementos encontrados. Inclusive, para remover extensões com boa classificação no procedimento, é necessário marcar a opção “Remover as extensões com uma boa classificação”.