Golpistas usam vídeo sedutor como isca para infectar usuários do Facebook


  • Malware se passa por vídeo do YouTube para infectar usuários do Facebook
Um programa malicioso tenta infectar usuários do Facebook disfarçado de vídeo do YouTube. Para atrair a atenção, um post aparece na timeline dos internautas como se fosse um vídeo de uma mulher tirando a roupa. No entanto, quando é acessado, o link faz download de um arquivo contaminado. As informações são do portal "The Guardian".
De acordo com a empresa de antivírus Bitdefender, citada pelo site, quando o usuário abre o link para ver o suposto vídeo, uma página pede que ele instale uma atualização falsa do programa Adobe Flash.
Esse software perigoso teria o nome de Trojan.Agent.BDYV. Seu objetivo é roubar informações pessoais dos internautas, como dados bancários, e enviá-las a seus criadores.
Depois de contaminar um computador, o trojan atua nos navegadores Google Chrome e Firefox, tentando chamar a atenção de outros usuários do Facebook, para que eles também sejam infectados.
"Golpistas criaram mais de 20 mil endereços únicos, que redirecionam as vítimas desse 'vídeo sedutor' a sites maliciosos", disse Catalin Cosoi, chefe de segurança da Bitdefender, ao "The Guardian".