Conheça Yo, o app que pode revolucionar as notificações


Desde quarta-feira, 18, o mercado de tecnologia fala incessantemente sobre um aplicativo que tem uma única finalidade: enviar e receber a expressão “Yo” pelo smartphone. Criado em abril, o aplicativo chamou atenção ontem após uma reportagem do Financial Times dizendo que o serviço leva “simplicidade ao extremo”. E é bem isso, nem logo ele tem.
Ao baixar o app, ele permite que se crie um nome de usuário e procure conhecidos entre os contatos do telefone ou também por nomes de usuário. Uma vez conectadas, as pessoas podem apenas enviar “Yo” umas às outras. Ou, com dois toques, um “YoYo”.
Embora pareça piada, o aplicativo toca num fenômeno mundial que são as ligações perdidas, mais conhecidas no Brasil como “dar um toque”: quando você liga para alguém e desliga antes que ela atenda.

Em cada lugar ou situação as ligações perdidas têm um significado, que pode ir desde um simples “estou pensando em você” a um “cheguei”, ou “me ligue”. Em Bangladesh, estima-se que 70% do tráfego de rede seja usado para chamadas perdidas, que na Índia tiram algo entre 20% e 25% do faturamento das operadoras.
Portanto, Yo, o aplicativo, quer explorar isso. E parece estar conseguindo, porque conquistou mais de 50 mil usuários, que enviaram 4 milhões de “Yos”. A empresa por trás do app também já levantou US$ 1 milhão em financiamento.
Or Arbel, que em apenas oito horas desenvolveu o serviço, disse ao Mashable que as pessoas que pensam apenas no envio do “Yo” não entenderam o app. “O que vemos é uma forma totalmente nova de notificações - notificações vivas - de amigos, família…”
Por exemplo, adicione “WorldCup” aos contatos e, sempre que uma seleção fizer gol, você receberá um “Yo”. Eles também criarão um botão para blogs que pode ser usado para informar aos leitores quando houver postagens novas. Um sujeito, contou Arbel, está usando a novidade para mostrar à namorada que está pensando nela, enviando “Yos” periodicamente.

Quer experimentar? Baixe aqui para Android ou aqui para iOS.