Homem 'pesca' câmera com mais de mil fotos e encontra dona pelo Facebook


Um norte-americano usou o Facebook para encontrar a dona de uma câmera digital perdida em 2011, no lago Tahoe (divisa dos Estados da Califórnia e Nevada), que continha mais de mil fotos. O eletrônico teria ficado submerso durante todo esse tempo, mas ainda assim foi possível recuperar o conteúdo do cartão de memória. Stephen Garnett fisgou a câmera quando pescava em 19 de janeiro. Ao chegar em casa, descobriu que o cartão de memória com 4 GB ainda funcionava: ele continha 1.065 fotos tiradas entre 2006 e 2011, além de alguns vídeos. Jamie Clark, mulher de Garnet, decidiu colocar duas fotos de cada ano em seu perfil do Facebook, não esperança de que a dona fosse encontrada.

O conteúdo foi compartilhado e chegou até Jana LeVitre, que mora em South Jordan (Utah), e perdeu a câmera durante um passeio no lago Tahoe em 2011. "É você ou alguém muito parecida?", perguntou um amigo a Jana, ao postar o conteúdo em sua página. Ela não é muito fã do Facebook e só viu o recado alguns dias depois, quando a filha a alertou sobre as fotos.
"Sim! É minha câmera! Sério, quais as chances?", respondeu Jana em 24 de janeiro. Segundo a agência de notícias Associated Press, ela deixou a câmera Pentax cair no lago e achou que conseguiria recuperá-la, pois era à prova d'água. No entanto, desistiu quando foi informada que o lago chegava a 60 metros de profundidade.
"Fiquei realmente chateada. Perdi muitas memórias naquele dia [...]. Nunca esperava vê-las [as fotos] novamente", afirmou, segundo a agência de notícias Associated Press. "Preciso agradecer um monte de gente. A maioria das pessoas não se importaria tanto como se importaram, então agradeço os esforços." A câmera e o cartão foram enviados de volta a sua dona.